Ligar-se a nós

África

Sahel e África Ocidental em alerta para crescimento do terrorismo, diz ONU

Publicado

em

As Nações Unidas alertaram esta quinta-feira, 07, em uma reunião do seu Conselho de Segurança, que na África Ocidental e no Sahel, os grupos terroristas vão ganhando terreno.

Segundo especialistas, estas acções derivam em parte das perdas sofridas pelo Estado Islâmico no Oriente Médio devido às pressões do contraterrorismo. Já a ONU destacou o uso de meios cada vez mais sofisticados por terroristas.

O chefe do Gabinete das Nações Unidas para a África Ocidental e o Sahel, Leonardo Santos Simão disse que, “a actividade terrorista cresceu em escala, complexidade e sofisticação, inclusive por meio do uso de drones, comunicação alternativa via Internet e aumento do conluio com o crime organizado transnacional, a segurança marítima continua a ser uma preocupação e exige uma resposta coordenada, os jovens são cada vez mais alvos de recrutamento por grupos terroristas e extremistas violentos, a crescente insegurança está a agravar uma situação humanitária já terrível”

Na região do Sahel, o grupo Jama’at Nasr al-Islam wal-Muslimin, ligado à Al-Qaeda, expandiu a sua área de operações, operando “com relativa liberdade” no norte do Mali e na maior parte de Burkina Faso.

Por sua vez, o Representante Permanente de Serra Leoa nas Nações Unidas, Michael Imran Kanu, condenou os actos.

“Condenamos veementemente todos os atos de terrorismo e expressamos nossa profunda preocupação com o uso de sistemas aéreos não tripulados, aeronaves e dispositivos explosivos improvisados para atingir civis e infraestrutura civil, o ataque deliberado a crianças, o equipamento e a radicalização de jovens, ataques a escolas e instalações de saúde e restrições ao acesso humanitário agravaram o sofrimento humano, esta situação é agravada ainda mais pelas tensões étnicas e comunitárias, particularmente entre pastores e agricultores, e exacerbada pelos efeitos adversos das mudanças climáticas, que perpetuam os ciclos de violência”.

Apenas 14% dos fundos para o Plano de Resposta Humanitária 2025 foram financiados de acordo com dados da ONU, Agravando a situação de milhões de pessoas que estão em risco.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD