Angola que dá certo
Rota Turística do Semba corre pelo país e chega a Benguela

A fim de mostrar a diversidade cultural de Angola ao mundo e o grande valor que possui para vários interesses, o projecto Rota Turística do Semba foi oficialmente apresentado às autoridades da província de Benguela, de forma a estabelecer parcerias institucionais e comerciais com todos os actores locais interessados.
A iniciativa, criada pelo movimento Semba in the World, em parceria com o Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e Ministério das Relações Exteriores, visa integrar todas as províncias do país. Esta estratégia passa pela inclusão dos agentes de cultura e artes, além da criação de uma rede de criadores e agentes culturais locais comprometidos com a continuidade do projecto.
A apresentação decorreu perante a Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Cátia Cachuco, e o Administrador Municipal do Lobito, Carlos Pacatolo, que manifestaram, diante dos representantes do Executivo, que integram a delegação do Semba in the World, entusiasmo e total disponibilidade para a integração da província na Rota Turística do Semba, com as suas praias, o calor do sol e a hospitalidade do seu povo.
A integração de Benguela nesta rota cultural e turística permitirá promover os artistas locais, valorizar a produção artesanal de instrumentos musicais, incentivar a criação de cooperativas culturais e abrir novas vias de desenvolvimento económico e social.
Segundo o responsável do projecto, Hélio Aragão, numa nota nas redes sociais, “a integração de Benguela nesta rota cultural e turística permitirá promover os artistas locais, valorizar a produção artesanal de instrumentos musicais, incentivar a criação de cooperativas culturais e abrir novas vias de desenvolvimento económico e social”.
A província da Huíla será a proxima paragem da tourneé, que já traça planos para o exterior do país. Alemanha, Brasil, Cabo e Reino Unido fazem parte da lista.