Ligar-se a nós

África

RDC: Joseph Kabila enfrenta reivindicação de 25 bilhões de dólares em julgamento por traição

Publicado

em

Os partidos civis no julgamento por traição do ex-presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila estão exigindo pelo menos 25 bilhões de dólares em reparações ou compensação pela violência que experimentaram nas mãos dos rebeldes no leste do país, rico em minerais.

As acusações contra Joseph Kabila incluem assassinato, estupro e tortura ligados ao seu suposto apoio aos rebeldes do M23 apoiados por Ruanda que controlam grande parte da região.

O presidente Félix Tshisekedi, na qualidade de sucessor de Kabila, o acusou de ser o cérebro por trás do grupo.

Os partidos civis também descreveram Kabila como um “cidadão ruandês”, exigindo por outro lado que seja condenado por espionagem.

Já as províncias orientais de Kivu do Sul, Ituri e Kivu do Norte exigem 21 bilhões de dólares adicionais e a apreensão dos activos bancários do ex-presidente.

Após dois anos de exílio auto-imposto na África do Sul, Kabila retornou a Goma em Maio, depois que a cidade foi capturada pelo grupo apoiado por Ruanda, mas está sendo julgado à revelia.

O ex-Chefe de Estado congolês democrata nega ser o cérebro por trás dos rebeldes ou um dos iniciadores da Aliança do Rio Congo (AFC), o grupo rebelde mais amplo que inclui o M23 e outras milícias.

Joseph Kabila rejeitou o caso, descrevendo-o como “arbitrário e disse que os tribunais estavam sendo usados como um instrumento de opressão”.

O procurador-geral do Exército deve apresentar seus argumentos finais sobre o caso nesta esta sexta-feira, 22.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD