Politica
Quase dez presidentes já em Angola para a celebração do 50º Aniversário da Independência Nacional
Continuam a chegar à Luanda várias individualidades estrangeiras para se juntar ao evento que vai marcar a celebração do 50º Aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se nesta terça-feira, na capital angolana, por sinal onde o primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, proclamou a independência, no dia 11 de Novembro de 1975.
A informação oficial aponta que mais de uma dezena de Chefes de Estado e Governo poderão testemunhar a celebração, entidades eclesiásticas, autoridades tradicionais, representantes da sociedade civil e classe política poderão juntar a festa de todos angolanos.
Neste momento, já se encontram em Luanda a Presidente da República da Índia, Droupadi Murmu, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, o Presidente da República Àrabe Saharaui Democrática, Brahim Ghali, o Presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, e os Chefes de Estado de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, José Maria Neves e Carlos Vila Nova, respectivamente.
Mais de dez mil cidadãos estão a ser esperados, incluindo cerca de 350 jornalistas credenciados para a cobertura do evento.
A cerimónia contará com o desfile cívico, que vai reunir cerca de seis mil participantes, representando os mais diferentes segmentos da sociedade angolana, seguindo-se um desfile militar, com quatro mil efectivos das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional, que encerra com a apresentação da música oficial dos 50 anos.
“Celebrar 50 anos de Independência é um acontecimento único” – Adão de Almeida
