Ligar-se a nós

Mundo

Qatar confirma em nome de mediadores acordo para cessar-fogo em Gaza

Publicado

em

Foi confirmado hoje, 09, pelo Qatar, mas em nome “dos mediadores”, o acordo para a primeira fase do cessar-fogo em Gaza.

Essa primeira fase “levará ao fim da guerra, à libertação dos reféns israelitas e prisioneiros palestinianos e entrada de ajuda humanitária”.

De acordo com o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed al Ansari, numa declaração na rede social X, “os pormenores deste acordo vão ser anunciados mais tarde”.

“Os mediadores anunciaram que foi alcançado um acordo esta noite sobre todos os termos e mecanismos para a implementação da primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza” declarou o diplomata.

Importa referir que na noite de quarta-feira, 08, já madrugada no Médio Oriente, o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que Israel e o Hamas concordaram em assinar a primeira fase de um quadro de paz que vai permitir a rápida libertação de todos os reféns e uma retirada das forças israelitas para uma zona demarcada.

O Hamas, pouco depois, confirmou o acordo “para acabar com a guerra de extermínio” em Gaza.

Entretanto, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, também reagiu ao acordo, afirmando que vai levar para “casa todos os preciosos reféns”.

Os primeiros pontos do plano, apresentado na Casa Branca a 29 de Setembro, incluem o fim da ofensiva israelita em Gaza e a libertação, no prazo de 72 horas, de todos os reféns do Hamas, vivos e mortos.

O plano de Trump inclui ainda o desarmamento do Hamas, a formação de um governo de transição na Faixa de Gaza e, a longo prazo, eventuais negociações para a criação de um Estado palestiniano, uma opção que, no entanto, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afastou.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD