Ligar-se a nós

Mundo

Primeiro-ministro espanhol denuncia genocídio na Faixa de Gaza

Publicado

em

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sanchez, denunciou um “genocídio”, na Faixa de Gaza, que viveu mais de uma jornada mortífera, com pelo menos 65 pessoas mortas pelos israelitas.

Pedro Sánchez, uma das vozes mais críticas na União Europeia contra o governo israelita, qualificou esta quinta-feira, 26, como “genocídio” a operação israelita na Faixa de Gaza.

O chefe do governo de Espanha no seguimento, reclamou “um acesso imediato e urgente à ajuda humanitária no território palestiniano, dirigido pelas Nações Unidas”.

Entretanto, a Organização das Nações Unidas (ONU), alertou que depois de mais de 20 meses de devastação, a população da Faixa de Gaza está à beira da fome.

A Defesa Civil da Faixa de Gaza reviu em alta durante o dia o balanço das pessoas mortas pelos militares israelitas em diferentes locais do território palestiniano, estabelecendo o total em 65 ao início da noite.

A porta-voz da organização de primeiros socorros, Mahmoud Bassal, detalhou que “pelo menos 7 delas foram mortas quando procuravam receber ajuda alimentar e humanitária”.

O exército israelita solicitado a comentar, disse que estava a “examinar informações relativas a feridos perto do corredor de Netzarim, no centro do território, onde as pessoas estavam concentradas”.

Israel aliviou em parte, no final de Maio, um bloqueio total ao território palestiniano em vigor desde Março, que causou uma grave escassez de alimentação, medicamentos e outros bens de primeira necessidade.

Os dirigentes israelitas criaram um mecanismo de distribuição de ajuda controlado por uma designada Fundação Humanitária de Gaza (FHG), mas as suas operações deram lugar a cenas caóticas e mortíferas.

Entretanto, os militares israelitas prosseguem os seus ataques e operações na Faixa de Gaza, no quadro de uma ofensiva que visam, como argumentam, esmagar o grupo palestiniano Hamas.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD