Diversos
Primeira fase da Refinaria de Cabinda já em funcionamento
O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 01, a Refinaria de Cabinda, que terá capacidade de processar 60 mil barris de petróleo por dia.
Numa primeira fase, a refinaria entra em funcionamento com 30 mil barris diários. Num investimento global superior a 473 milhões de dólares, dos quais 335 milhões resultaram de financiamento internacional, a unidade vai processar gasóleo, combustível de aviação, fuel óleo pesado e nafta.
Durante a sua fala, a Governadora de Cabinda, considerou o momento como histórico para o país.
“A refinaria vai abrir caminhos na logística petrolífera, trazer mais serviços e gerar empregos para a juventude”, apontou a Governadora de Cabinda, Suzana Abreu.
O Correio da Kianda está agora em directo com um Especial Informação sobre os impactos da inauguração da Refinaria de Cabinda para o país. O cientista político Eurico Gonçalves sinalizou, igualmente, a importância desta inauguração.
“Com a abertura dessa refinaria vamos ter em Cabinda um acúmulo do petróleo e gás. A produção do petróleo passa directo para a refinação e após passa para distribuição. Isso é um passo muito importante. Desde a nossa independência contávamos com refinamento do petróleo fora do país. Isso é muito caro. Se conseguimos produzir e é refinado fora de Angola o que vai acontecer do ponto de vista económico? Vamos ter défice, ter mais despesas e menos receitas”, apontou.
Ouça abaixo o Especial Informação