Mundo
Prevenção do VIH passa custar 40 dólares por injecção ministrada duas vezes por ano

Um medicamento revolucionário para a prevenção do VIH deve se tornar muito mais acessível em mais de cem países de baixa e média renda, um movimento que pode aproximar o mundo do fim da epidemia de VIH.
A droga, denominada Lenacapavir, é um injectável de acção prolongado tomado apenas duas vezes por ano, oferecendo seis meses de protecção contra a infecção pelo VIH a cada dose. Actualmente, custa USD 28.000 por pessoa anualmente, mas sob um novo acordo de saúde global, o preço será reduzido para apenas USD 40, menos de 0,1% do custo original.
Espera-se que a versão de baixo custo seja lançada em 120 países até 2027, graças a um acordo histórico intermediado pelo ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, em parceria com a Fundação Clinton, a Fundação Gates e outros parceiros globais de saúde, incluindo a Wits RHI da África do Sul.
O Lenacapavir já foi aprovado nos EUA e na Europa e recebeu apoio da OMS em Julho. Mostrou uma taxa de sucesso de 100% em testes, oferecendo protecção aos mais vulneráveis, incluindo mulheres jovens, pessoas LGBTQ+, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas.
O avanço ocorre quando mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com VIH, com a África do Sul, o país mais atingido, pronto para se beneficiar antecipadamente do lançamento.