Mundo
Presidentes dos EUA e do Egipto presidem “Cúpula pela Paz” entre Palestina e Israel

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, presidiram uma “Cúpula pela Paz” de alto risco nesta semana, reunindo líderes mundiais para apoiar os esforços para acabar com a guerra de dois anos entre Israel e o Hamas, em Gaza.
A cúpula segue um cessar-fogo inovador e o início de um plano de paz em fases, proposto pelo governo Trump.
Israel confirmou que o Hamas libertou todos os reféns vivos mantidos em Gaza em troca de detidos palestinos, uma condição fundamental na primeira fase do plano. No entanto, o ministro das Relações Exteriores do Egipto, alertou que as próximas etapas serão “mais difíceis e mais complicadas”.
Olhando para o futuro, o Egipto está pedir uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas para autorizar o envio de uma força de paz para Gaza. Abdelatty enfatizou a necessidade da participação dos EUA no terreno e clareza em torno do mandato da missão.
Apesar dos progressos, subsistem grandes incertezas. Israel rejeitou firmemente qualquer papel pós-guerra em Gaza para o Hamas ou para a Autoridade Palestina apoiada internacionalmente, deixando o futuro governo do enclave em questão.