Mundo
Portugal: sondagens colocam José Seguro em vantagem nas intenções de voto das presidenciais
Em Portugal, as mais recentes sondagens da Pitagórica para os órgãos de comunicação social, TVI, CNN, Jornal de Negócios e TSF, divulgadas esta semana, dão o candidato António José Seguro com quase 21% de intenções de voto, logo seguido por André Ventura com 19,6%, nas eleições presidenciais aprazadas para o dia 18 deste mês.
De acordo ainda com a fonte, o candidato João Cotrim de Figueiredo, que até desliza em re00lação a terça-feira, 06, fica no pódio com 18%, porque Henrique Gouveia e Melo ainda perde mais cerca de 1 ponto percentual e está com 17,2%.
A corrida à presidência portuguesa, continua renhida, sendo que o campeonato das intenções de voto dá os mesmos cinco candidatos com possibilidades de chegar à segunda volta e com António José Seguro e André Ventura a reforçarem ligeiramente a vantagem e João Cotrim de Figueiredo a subir ao terceiro lugar por décima acima de Gouveia e Melo.
Sobre o assunto, o especialista luso Rui Verde, disse hoje, 09, à Rádio Correio da Kianda, que as sondagens não representam um retrato preciso das intenções de votos, devido aos erros registados nas anteriores eleições.
Para o especialista português, o candidato André Ventura, do Chega, pode passar nesta primeira fase, mas pode perder sempre na segunda volta, pelo facto de representar um nicho de eleitorado entre 20 à 25%, e em geral todo o restante pode votar contra ele, ou ao menos que exista um forte índice de abstenção.
