Ligar-se a nós

Sociedade

“Pastores estão a espancar-se dentro da igreja por causa de dinheiro”, denuncia líder religioso

Publicado

em

A luta pela liderança, além de questões financeiras e doutrinárias, foram apontadas como algumas das principais causas de conflitos entre líderes religiosos, na província do Zaire, segundo reportagem de Luís Mamana, da RNA.

Durante uma mesa-redonda sobre o tema “Causas e consequências dos conflitos entre pastores das igrejas”, realizada recentemente, líderes e especialistas debateram sobre os impactos desse fenómeno.

O reverendo da Igreja Evangélica em Mbanza Kongo, Élio Tabita, fez questão de salientar que, em alguns casos, os líderes religiosos chegam até a se agredir fisicamente em plena igreja, tudo por causa de disputas financeiras.

“A maioria das igrejas que existem hoje na nossa sociedade têm conflitos doutrinais, existem sim conflitos internos, quando um outro pastor está a sobressair, o pastor não vive só da igreja, têm os seus empreendimentos, então estamos a vivenciar que pastores da mesma igreja estão a espancar-se dentro da igreja tudo por causa do dinheiro”, ressaltou, segundo áudio divulgado pela rádio pública.

Já o padre Eduardo Matumona falou das consequências desses actos: “uma das consequências e que me preocupa tanto entre os pastores e os padres, é o êxodo, as saídas dos fieis das nossas paróquias, isso é mau, o pastor não apresenta nada, o padre não atende os fieis, o padre não tem tempo, o que vai acontecer é que os fieis começam a estremalhar-se, e assim como pastor o que fizeste? Então acho que temos que preservar essa identidade, a dignidade e a responsabilidade que assumimos”, defendeu.

Já o jurista Daniel Tati afirmou que algumas igrejas têm estado a desviar-se da sua missão.

“A igreja no seu todo, está a ser corrompida. Um dos exemplos é que hoje o pastor tem apenas tempo para atender aquele cristão que tem carro e para aquele cristão que tem benesses, um tal pobre o pastor vai marcar para atendê-lo daqui a dois meses, hoje a igreja toda devia sentar e reflectir”, disse.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD