Sociedade
Pai do padre morto no Huambo detido por alegado envolvimento na morte do filho
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nas últimas horas, o pai do jovem Padre Vasco, encontrado morto recentemente na barragem do Cuando, província do Huambo.
De acordo com informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda e confirmadas pelo SIC, a detenção está relacionada com suspeitas de envolvimento directo na morte do sacerdote, cuja investigação continua em curso pelas autoridades.
Recorde-se que o desaparecimento do padre tinha gerado grande comoção na comunidade, tendo o seu corpo sido localizado dias depois numa zona referenciada pelas câmaras do CISP como o último local para onde se dirigia.
Após a participação apresentada pela arquidiocese do Huambo, sobre o desaparecimento do reverendo Padre Vasco Gonguela Samba, vigário da Paróquia de São José, o SIC despoletou imediatamente uma investigação, durante os últimos dias, que culminou com a localização do Padre, já sem vida, cujo cadáver foi encontrado, esta quarta-feira, 06, submerso na barragem do rio Cuando.
Cumpridas todas as formalidades e feita a inspecção judicial no local, o cadáver foi removido para a morgue do Hospital Geral do Huambo, para efeitos da perícia médico legal.
Quanto ao cidadão detido será presente ao Ministério público para trâmites legais subsequentes, enquanto outras diligências prosseguem para o devido esclarecimento deste crime, garante o SIC.
Com Laurinda Lituai
