Ligar-se a nós

Mundo

Oposição pede repetição das eleições gerais em Moçambique

Publicado

em

O líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e candidato presidencial Lutero Simango defendeu hoje, que a repetição das eleições gerais é o único caminho para o país sair da actual crise, com a Frelimo na oposição.

“A situação política que acontece hoje em Moçambique deve-se à intolerância e da política de vingança que eles instalaram no país ao longo de 50 anos. E Moçambique precisa de novos caminhos, novos rumos, para reunir a família moçambicana e criar condições para que em Moçambique haja, de facto, uma verdadeira reconciliação nacional. E isso é só possível com um novo formato político em que a Frelimo esteja na oposição”, afirmou Simango.

O candidato presidencial e líder do terceiro maior partido moçambicano assumiu a posição ao intervir, em Maputo, numa mesa-redonda para discutir os caminhos para a “promoção da paz no contexto da tensão pós-eleitoral”, promovido pela organização não-governamental Sala da Paz, na sequência das eleições gerais de 09 de Outubro, cujos resultados anunciados desencadearam protestos generalizados durante mais de 40 dias.

“Hoje, as manifestações que se fazem sentir, todo o mundo já começa a acreditar que o nosso país está a precisar de reformas. Está a precisar, de facto, de mudanças. Estas eleições que ocorreram este ano, na verdade, elas foram manipuladas. Na verdade, os resultados que foram anunciados pela Comissão Nacional de Eleições não refletem a vontade dos eleitores expressa nas urnas”, acrescentou Simango.

O candidato voltou a defender que para o actual “impasse” pós-eleitoral “só há dois caminhos possíveis”.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD