Mundo
Novo líder sírio e delegação iraquiana “discutem” segurança fronteiriça
Uma delegação iraquiana liderada pelo chefe dos serviços secretos, Hamid al-Shatari, reuniu-se esta quinta-feira, 26, com o novo líder sírio, Ahmed al-Sharaa, para discutir a estabilidade e a segurança das fronteiras após a queda de Bashar al-Assad.
De acordo com o porta-voz do Governo iraquiano, Basem al Auadi, a delegação se reuniu com “a nova administração síria” em Damasco para discutir “os desenvolvimentos na esfera síria e os requisitos de segurança, bem como a estabilidade nas fronteiras entre os dois países”.
A primeira visita oficial de segurança iraquiana desde a queda de Assad, ocorre após o primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Chia al-Soudani, ter anunciado a reabertura da missão diplomática iraquiana em Damasco, marcando o regresso do pessoal da embaixada, que tinha sido transferido para o Líbano após a queda do regime na Síria.
A televisão síria, alinhada com o governo interino, confirmou o encontro com al-Sharaa, anteriormente conhecido pelo nome de guerra Abu Mohammad al-Jolani, que liderou a ofensiva relâmpago do grupo islamita Organização de Libertação do Levante, a qual derrubou o regime do antigo Presidente Bashar al-Assad a 08 de Dezembro.