Sociedade
Nova data centre reforça ecossistema das TIC do país

A Raxio inaugurou esta semana, em Cacuaco, Luanda, o seu Data Centre Tier III, um equipamento que prevê contribuir para a aceleração e reforço da digitalização do País.
O corte da fita da inauguração e entrada em funcionamento do equipamento coube ao ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.
Na sua intervenção o Ministro, disse que a inauguração e entrada em funcionamento do Data Centre RÁXIO, evidência, além de outros, o acreditar na realidade, no potencial e na liderança do nosso país, só assim justifica a grandiosidade do investimento de uma empresa que já tem presença em diferentes países ao redor do mundo.
Já a directora-geral da Raxio Angola, Maria Pinto, bastante emocionada, afirmou que, mais do que uma infra-estrutura, o novo data centre sustenta uma visão estratégica assente na inclusão, na parceria e na competitividade, com o objectivo de consolidar Angola como um centro digital em África.
Maria Pinto realçou ainda que o espaço foi concebido para ser “uma casa para todos”, aberta a pequenas e médias empresas, operadores de telecomunicações, fornecedores de serviços de Internet e grandes organizações, todos com acesso ao mesmo nível de qualidade, segurança e resiliência. “Queremos ser parceiros e não concorrentes. O nosso modelo baseia-se em colaboração e complementaridade”, afirmou, acrescentando que entre os serviço disponibilizados incluem-se colocação, serviços de nuvem e conectividade. sublinhou!
Testemunham também o acto, o secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ângelo Buta João, altos responsáveis do MINTTICS, operadores do mercado entre outras figuras do sector.