Ligar-se a nós

África

No poder há 40 anos, presidente do Uganda vai concorrer novamente à reeleição

Publicado

em

No poder desde 1986, o presidente de Uganda, Yoweri Museveni, quarto líder com o mandato mais longo de África, pretende concorrer nas eleições previstas para Janeiro de 2026.

A informação avançada pela Reuters, cita como fonte um alto funcionário do partido governista, que garantiu que Museveni pretende estender o seu governo de quase quatro décadas.

Esta é a primeira confirmação de seu partido, o Movimento de Resistência Nacional (NRM), respondendo assim aos rumores de que Yoweri Museveni, de 80 anos, voltaria a se candidatar.

“O presidente… pegará (os) formulários de manifestação de interesse para dois cargos, um para presidente do partido e o outro para disputar, se tiver chance, o cargo de líder do país”, disse o presidente do órgão eleitoral do partido governista, Tanga Odoi.

Segundo Odoi, Museveni irá pegar os formulários no dia 28 de Junho para representar o partido nas eleições gerais, em que os ugandenses também irão eleger os legisladores

Segundo país sem litoral mais populoso no continente africano, a parte sul do Uganda inclui uma parcela substancial do Lago Vitória, compartilhado com o Quénia e Tanzânia, situando o país na região dos Grandes Lagos Africanos.

Possui recursos naturais substanciais, incluindo solos férteis, chuvas regulares e depósitos minerais consideráveis ​​de cobre e cobalto. O Uganda tem ainda reservas, em grande parte inexploradas, de petróleo bruto e gás natural.

Entretanto em 2000, o Uganda qualificou-se para o programa de ajuda aos países pobres altamente endividados, recebendo o perdão de USD 1,3 mil milhões de sua dívida externa, e do Clube de Paris o perdão de outros 145 milhões de dólares.

Comunicação Integrada | Jornalismo | Tecnologias | Redes Sociais | Geopolítica | África | Inteligência Artificial

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD