África
Nigéria sofre segundo sequestro em massa de crianças
As autoridades nigerianas confirmaram esta sexta-feira, 21, o segundo sequestro em massa em uma escola católica na região norte do país, devastada pelo conflito.
A escola atacada foi a St. Mary’s School, na comunidade de Papiri, Estado do Níger, e segundo as autoridades, não foi confirmado imediatamente quem eram os atacantes, nem quantos alunos foram sequestrados.
Informações do veículo de media local Arise TV, falam que 52 crianças em idade escolar foram sequestradas, e a polícia local deu a conhecer que uma equipa foi enviada para resgatá-las.
Este ataque vem após quatro dias do sequestro de 25 estudantes no vizinho estado de Kebbi.
A nação mais populosa de África é marcada por sequestros escolares que tornaram-se emblemáticos quanto a insegurança. Os analistas dizem que grupos armados frequentemente veem as escolas como alvos “estratégicos” para atrair mais atenção.
No ano passado, a UNICEF informou que apenas 37% das escolas em dez dos estados mais afectados por conflitos possuem sistemas de alerta precoce para detectar ameaças.
Os sequestros ocorrem enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, afirma que há assassinatos direcionados contra cristãos no país da África Ocidental.
Os ataques na Nigéria afectam tanto cristãos quanto muçulmanos, tanto que o ataque escolar no início desta semana no estado de Kebbi ocorreu na cidade de maioria muçulmana de Maga.
