Politica
Ngola Kabango assegura que sua aparição pública visa “dar oxigénio” ao partido FNLA

O histórico da FNLA, Ngola Kabango, reagiu esta terça-feira, 02, às afirmações do líder do partido, Nimi-a-Nsimbi, dizendo que tem estado a trabalhar noite e dia para “dar o seu oxigénio”, com vista a evitar o desaparecimento do partido.
Lacónico, o político disse que não comenta as palavras do militante Antoine Nimi-a-Simbi, mas afirma que o que tem feito é fazer aparições para dar o seu contributo para manter a FNLA no mosaico político angolano.
A renúncia de novos cargos por parte de dois militantes de proa da FNLA, Ndonda Nzinga e Laiz Eduardo, ex-porta-voz e Secretário Nacional para os Assuntos Políticos, respectivamente, depois de serem exonerados pelo presidente Nimi-a-Nsimbi, abriu um novo clima de tensão no “partido dos irmãos”.
Ndonda Nzinga foi substituído no cargo por Maria Bulenvu. Em declarações à imprensa este sábado, 30, no acto de tomada de posse, em Luanda, o presidente Nimi-a-Nsimbi classificou as novas nomeações como actos administrativos e minimizou o descontentamento dos políticos exonerados.
O líder da FNLA esclareceu ainda que cabe somente ao presidente do partido nomear e exonerar os membros dos órgãos do partido.
Nimi-a-Nsimbi afirmou ainda que respeita a decisão de Ndonda Nzinga e Laiz Eduardo, que se recusam a assumir novas funções no quadro das suas exonerações.
Sem avançar nomes, Nimi-a-Nsimbi acusou um ex-presidente da FNLA de “tentar criar divisão interna”.