Lifestyle
Mostra “Arquitectura Ancestral de Angola” em exibição no Palácio de Ferro
A mostra “Arquitectura Ancestral de Angola”, de Horácio Dá Mesquita, estará em exibição, de 3 a 24 de Julho, no Palácio de Ferro, em Luanda.
“Arquitectura Ancestral de Angola” é composta por 30 obras que ilustram a forma de viver por toda a Angola. Com esta série, o artista Horácio Dá Mesquita pretende registar referências que considera estarem a perder-se. Muitos destes lugares só existem agora em fotografia, em representações visuais e, especialmente, na memória de quem neles viveu.
O programa da exposição que abre ao público a 3 de Julho e poderá ser visitada até dia 24 do mesmo mês, inclui duas conversas com Horácio Dá Mesquita, nos dias 10 e 24 de Julho, às 18h, também no Palácio de Ferro.
Deslumbrado pela forma das coisas, Horácio Dá Mesquita (1953) é um dos grandes nomes das artes nacionais. Tem desempenhado um papel fundamental na preservação da identidade cultural angolana e na celebração dos seus traços mais autênticos.
Natural de Benguela, Horácio Dá Mesquita reside em Luanda desde os cinco anos, cidade que é a sua fonte de inspiração e à qual tem dedicado à sua obra.
A música é outra área que lhe desperta curiosidade e interesse, nomeadamente o piano, a concertina e os instrumentos ancestrais de Angola. Interessa-se não só pelos instrumentos em si, mas também pela forma de fazer, pela engenharia que há por trás das coisas.
Dá Mesquita conceptualizou e desenvolveu duas séries de notas para o Banco Nacional de Angola e criou o lado do valor facial de todas as moedas que utilizamos nos nossos dias.
Recentemente, foi convidado a idealizar uma série de peças em granito negro para o novo Largo do Kinaxixi, em Luanda. Neste momento, encontra-se a produzir sete esculturas para o Centro Cultural do Huambo.