Mundo
Morre em Londres Muhammadu Buhari, ex-Presidente que marcou a luta contra a corrupção na Nigéria
Faleceu neste domingo, 13, em Londres, o ex-Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, aos 81 anos de idade. A informação foi confirmada por fontes próximas à família do antigo Chefe de Estado, que esteve internado nos últimos dias devido a complicações de saúde.
Muhammadu Buhari liderou a Nigéria em dois períodos distintos: primeiro como militar, entre 1983 e 1985, após um golpe de Estado; e mais tarde, como presidente democraticamente eleito, de 2015 a 2023. Ficou internacionalmente conhecido pela retórica dura contra a corrupção e pela campanha militar contra o grupo extremista Boko Haram, embora o seu governo tenha sido também alvo de críticas internas sobre violações de direitos humanos e repressão política.
A morte de Buhari marca o fim de uma era para a política nigeriana e para o continente africano, onde era visto como uma figura controversa, mas influente.
Até ao momento, o actual Governo nigeriano ainda não se pronunciou oficialmente sobre o falecimento. Espera-se que nas próximas horas seja decretado um período de luto nacional.
