África
Moçambique: líder da Renamo pede demissão
Ossufo Momade, líder da Renamo, antiga principal força de oposição em Moçambique, apresentou a sua demissão durante uma reunião da Comissão Política Nacional do partido, realizada no último sábado, em Maputo.
A informação foi avançada pelo Centro de Integridade Pública (CIP), uma organização não-governamental moçambicana, na sua edição de terça-feira.
Durante a reunião, Momade expressou a sua preocupação com a situação actual da Renamo, afirmando: “neste momento, eu sou o problema desta organização.” A proposta de demissão foi acolhida pela maioria dos membros presentes, embora uma minoria de seis ou sete tenha manifestado a sua discordância. Apesar da aceitação, a demissão de Momade não foi anunciada publicamente.
A publicação do CIP também indicou que Momade deverá convocar uma reunião do Conselho Nacional da Renamo para discutir os próximos passos, incluindo a preparação para um congresso que elegerá um novo presidente do partido.
No entanto, a Comissão Política da Renamo decidiu que qualquer avanço deverá ocorrer apenas após a resolução dos diferendos resultantes das eleições gerais realizadas a 09 de Outubro.