Politica
Mensagem de Trump sinaliza papel crescente de Angola como parceira confiável no continente, diz analista
O especialista em relações internacionais, Adalberto Malú, destacou em declarações à Rádio Correio da Kianda, o impacto geopolítico significativo para Angola, a mensagem de felicitação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelos 50 Anos de Independência Nacional, assinalados nesta terça-feira, 11.
O líder da nação mais poderosa do mundo destacou na sua mensagem que “Angola é hoje uma nação líder na região, promotora da prosperidade, da paz e dos esforços de reconciliação em toda a África Austral uma história de que os fundadores se orgulhariam.
Para Adalberto Malú, a mensagem de Donald Trump, sinaliza o papel crescente de Angola como potência estabilizadora e par12ceira confiável no continente.
“Estas declarações de Donald Trump, tem um peso geopolítico estratégico, sendo que nos últimos anos os Estados Unidos, têm olhado param Angola como parceira estratégica na região e no continente. Agora cabe a Angola, transformar este reconhecimento simbólico em fortalecimento da cooperação” sublinhou.
O especialista considera igualmente que a felicitação de Trump, como uma jogada diplomática inteligente, pelo facto de Angola manter actualmente excelentes relações com a China e a Rússia., bem como influência estratégica na região e no continente berço.
Donald Trump sublinhou ainda o potencial do nosso país, fruto da sua “rica cultura e abundantes recursos”, factores que, segundo ele, abrem oportunidades significativas para o fortalecimento das relações entre Angola e os Estados Unidos.
