Ligar-se a nós

Sociedade

Mais de 200 angolanos cumprem penas diversas nas cadeias da Namíbia

Publicado

em

Mais de 200 cidadãos angolanos encontram-se presos nas cadeias da República da Namíbia, a cumprir penas por diversos crimes cometidos naquele país vizinho.

Tráfico de drogas, burla e roubo de gado são os principais crimes cometidos pelos angolanos na Namíbia, conforme constatou um grupo de deputados da 3ª Comissão da Assembleia Nacional, que se encontra em visita de trabalho no país que partilha uma fronteira comum.

A informação foi revelada pelo primeiro-secretário da Embaixada de Angola na República da Namíbia, Francisco de Almeida, aos parlamentares que avaliam as condições de vida da comunidade angolana nas terras de Sam Nujoma.

“A nível da Namíbia, nós temos aí mais de 200 presos. São mais por crimes, tráfico de droga, burla, roubo de gado. O que acontece é que muitos desses cidadãos encontram-se detidos”, disse.

Segundo o diplomata, a falta de um mercado de advogados para que em tribunal tenham alguma defesa, tem contribuído com que esses cumpram a pena na Namíbia, tendo sublinhado que não há registo de qualquer troca a nível do nosso país, “o que requer é rever os acordos de presos”.

Em declarações à Rádio Nacional de Angola, o deputado Felino Job afirmou ser preocupante a situação de angolanos julgados e condenados por vários crimes aqui na Namíbia, razão pela qual garantiu a necessidade de uma concertação com as autoridades namibianas para averiguar a condição carcerária dos cidadãos nacionais neste país vizinho.

“Tivemos uma informação preliminar de que estão nesta condição presos mais de 200 angolanos por terem cometido vários crimes e isto também nos preocupa. Queríamos saber, a dado passo, qual é a condição desses angolanos relativamente se já foram julgados e qual é a condição carcerária de cada um deles no sentido e aquilo que tem que ser feito para no âmbito da cooperação jurídico-penal entre Angola e Namíbia, o que pode ser feito em relação à transação das penas”, disse o chefe do grupo de deputados angolanos da 3ª comissão do parlamento.

A delegação de deputados da 3ª Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro da Assembleia Nacional, está na Namíbia desde esta segunda-feira, a avaliar a situação social e migratória da comunidade angolana nas terras de Sam Nujoma.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD