Mundo
Mais de 20 mil pessoas detidas durante guerra com Israel, diz Irão

Durante a guerra de 12 dias com Israel, que causou mais de mil mortos no país persa e um aumento da repressão estatal, a polícia iraniana deteve 21 mil pessoas, de 13 a 24 de Junho, disse o porta-voz da polícia iraniana, o brigadeiro-general Saeed Montazer al-Mahdi.
De acordo com as autoridades, parte das detenções ocorreu graças às 7.850 denúncias de cidadãos sobre acções suspeitas que ocorreram durante o conflito, o que, segundo o porta-voz da polícia, demonstra maior cooperação e vigilância dos cidadãos.
Saeed Montazer al-Mahdi não forneceu informações sobre quantos destes detidos continuam presos ou quantos foram formalmente acusados de crimes.
Em Junho, Israel bombardeou ao longo de quase duas semanas instalações militares, nucleares e civis, causando mais de mil mortos, incluindo dezenas de altos oficiais militares iranianos e cientistas.
Segundo Israel, o Irão estava prestes a obter uma arma atómica, o que é refutado por Teerão, alegando que o seu programa nuclear tem fins civis e pacíficos.
O Irão respondeu a estes ataques lançando mísseis e drones contra território israelita diariamente, resultando em cerca de 30 mortes.