Sociedade
Lucira vai beneficiar de represa capaz de armazenar 49 milhões de litros de água
A situação da seca que tem estado a assolar as populações da região sul, de forma particular na província do Namibe, levou nesta quarta-feira, 03, o governador local a constatar o andamento das obras de desassoreamento da represa da ponte Chileva, ao município da Lucira.
Archer Mangueira, no final da visita, assegurou que a infra-estrutura vai armazenar mais de 49 milhões de litros de água, o que permitirá o abeberamento de mais de 100 mil cabeças de gado que circula no corredor da Catara, e Dombe Grande província de Benguela e do município da Lucira, no Namibe.
Mangueira disse também que, os pecuaristas naquela região estão a pagar 100 mil kuanzas por uma cisterna de água semanal para dar de beber os seus animais, o que será atenuado com a entrada em funcionamento na nova represa.
Entretanto, o especialista, Oseias Kaxinde, disse que a situação das barragens e represas no Namibe foi uma promessa feita pelo então candidato do MPLA às eleições de 2022, por causa da seca no sul de Angola.
Kaxinde, mostra-se confiante que com a entrada em funcionamento das represas poderá aliviar o calvário das famílias que enfrentam dificuldades de abeberamento para o gado.
O académico, reconhece que o governo tem estado preocupado em poder reabitar algumas represas existentes e na construção de algumas barragens, e citou o lançamento da primeira pedra da barragem sobre o rio berro. Kaxinde pede porém, mudança de discurso no sentido de se mitigar o fenómeno e não combater.
Oseias, sustentou que, em quase todos tem havido situação da seca, por isso, defendeu a reabilitação das represas para melhor mitigar a questão das mortes do gado e de pessoas, bem como conflitos dos populares.
