Ligar-se a nós

Sociedade

Lucira vai beneficiar de represa capaz de armazenar 49 milhões de litros de água

Publicado

em

A situação da seca que tem estado a assolar as populações da região sul, de forma particular na província do Namibe, levou nesta quarta-feira, 03, o governador local a constatar o andamento das obras de desassoreamento da represa da ponte Chileva, ao município da Lucira.

Archer Mangueira, no final da visita, assegurou que a infra-estrutura vai armazenar mais de 49 milhões de litros de água, o que permitirá o abeberamento de mais de 100 mil cabeças de gado que circula no corredor da Catara, e Dombe Grande província de Benguela e do município da Lucira, no Namibe.

Mangueira disse também que, os pecuaristas naquela região estão a pagar 100 mil kuanzas por uma cisterna de água semanal para dar de beber os seus animais, o que será atenuado com a entrada em funcionamento na nova represa.

Entretanto, o especialista, Oseias Kaxinde, disse que a situação das barragens e represas no Namibe foi uma promessa feita pelo então candidato do MPLA às eleições de 2022, por causa da seca no sul de Angola.

Kaxinde, mostra-se confiante que com a entrada em funcionamento das represas poderá aliviar o calvário das famílias que enfrentam dificuldades de abeberamento para o gado.

O académico, reconhece que o governo tem estado preocupado em poder reabitar algumas represas existentes e na construção de algumas barragens, e citou o lançamento da primeira pedra da barragem sobre o rio berro. Kaxinde pede porém, mudança de discurso no sentido de se mitigar o fenómeno e não combater.

Oseias, sustentou que, em quase todos tem havido situação da seca, por isso, defendeu a reabilitação das represas para melhor mitigar a questão das mortes do gado e de pessoas, bem como conflitos dos populares.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD