Sociedade
Luanda e Bengo com 95 casos de cólera registados em 2025
Um total de 95 casos de cólera foram registados em Luanda e no Bengo, nas duas semanas deste ano, segundo Boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde esta quinta-feira, 09.
De acordo com o documento, nas últimas 24 horas, foram notificados 37 casos de cólera, sendo 35 no município do Cacuaco, província de Luanda e três no município do Dande, província do Bengo.
“No município do Cacuaco, ocorreram dois óbitos, dos quais um extra-hospitalar. Do total de casos, sete foram confirmados laboratorialmente”, diz o documento.
Neste momento, segundo o MINSA, estão em processamento no Laboratório Nacional de Referência do INIS, dez amostras de casos suspeitos, sendo sete do Cacuaco e três provenientes do Bengo.
Os casos são em cidadãos com idades compreendidas entre 2 e 65 anos, dos quais 54 (56,9%) são do sexo masculino e 41 (43,1%) do sexo feminino.
“Foi notificado um total de onze óbitos, no município Cacuaco e estão internados 35 pacientes, destes: 28 no Hospital Municipal do Cacuaco (16 na Pediatria e 12 na Medicina), seis no Hospital Provincial do Quifangondo e um na Maternidade Lucrécia Paim”, lê-se.
Esta quinta-feira, no município do Panguila, no Bengo, registou a primeira morte por cólera em três casos registados, segundo o director do Gabinete Provincial de Saúde, Domingos Goulão.
O responsável, que pediu o redobrar das medidas de prevenção entre a população local, adiantou ainda que além da vítima mortal, o Hospital Provincial do Bengo está a cuidar, também, de dois outros casos, sendo um deles a a mãe da vítima mortal.
Domingos Goulão garantiu que as administrações municipais estão a intensificar as acções de limpeza pública e as unidades de saúde na Barra do Dande e Mabubas foram equipadas com meios para receber os eventuais doentes em estado grave.