Ligar-se a nós

Sociedade

Líderes religiosos alertam para crescente manipulação das populações vulneráveis

Publicado

em

Educadores sociais e líderes religiosos alertam para a crescente manipulação das populações vulneráveis e a mercantilização da fé, sobretudo em centros urbanos do país, onde algumas igrejas têm explorado a chamada “cultura da prosperidade” como promessa de ascensão social e económica.

A educadora social Francelina Tomás defendeu a necessidade de reforçar a educação comunitária sobre os limites da liberdade religiosa, sublinhando que muitos cidadãos procuram nas igrejas soluções para problemas como pobreza, desemprego e falta de oportunidades, acabando por se submeter a condições que violam direitos humanos básicos.

Por sua vez, o pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), Lúcio Marques, reconheceu que “a missão histórica da igreja sempre passou não apenas pela dimensão espiritual, mas também pelo compromisso social, com destaque para a educação, a saúde e a formação integral do ser humano”.

Lúcio Marques lamentou que, actualmente, algumas “igrejas estejam mais focadas em retirar do que em servir ao povo”, pregando mensagens que pouco contribuem para a melhoria efectiva das condições de vida das comunidades.

As declarações feitas durante o programa Capital Central desta rádio, surgem num contexto de debate nacional sobre a proliferação de igrejas e seitas religiosas, suscitando preocupações quanto ao uso da fé como instrumento de lucro e controlo social, sobretudo entre os mais vulneráveis.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD