Ligar-se a nós

Politica

Joaquim Chissano e França Ndalu animam amanhã conferência sobre “Papel de Países da Linha da Frente”

Publicado

em

Luanda alberga nesta quinta-feira, no âmbito das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, a Conferência Internacional sobre o Papel dos Países da Linha da Frente na Libertação Total da África Austral. Com o objectivo de reflectir e analisar o papel estratégico, histórico e político dos Países da Linha da Frente na Luta pela Libertação Total da África Austral, a Conferência, apresenta-se ainda, como uma excelente oportunidade para partilhar e documentar fenómenos, factos, curiosidades, mas não só, sobre a temática.

Segundo fez saber o Direcção Nacional de Informação e Comunicação Institucional do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, João Demba.

O certame será realizado em formato híbrido (presencial e virtual) terá como prelectores organizados em três diferentes painéis que vai abordar temas como, “O Papel dos Países da Linha da Frente; a “Articulação Militar Internacionalista na Libertação da África Austral;  e o “ Papel da Diplomacia na Libertação dos Países da África Austral, general, António dos Santos França Ndalu, o presidente do fórum dos combatentes da Batalha do Cuito-Cuanavale, José Ferreira Galhano Celestino, o ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano,  a Secretária-Geral da SWAPO, Sofia Shaningua entre outras figuras de Cuba e o Embaixador da Rússia em Angola.

A organização, prevê publicar uma brochura sobre os contributos dos Países da Linha da Frente na Libertação Total da África Austral, bem como fortalecer e ampliar a relação da rede de académicos interessados nessa temática, ex combatentes, políticos, jovens líderes africanos e não só.

Chamado a comentar o assunto, o especialista em assunto internacionais, Crisóstomo Chipilica, reputa o evento de grande relevância, ao nível regional e de áfrica tendo em consideração aos prelectores e outros actores que influenciaram os fenómenos da época, como Angola, Botswana, Moçambique, Zimbabué, Tanzânia.

O especialista diz que do ponto de vista histórico, essa conferencia permitirá apresentar argumentos políticos e dar grandeza ao que representou essa linha da frente que hoje é  a SADC.

Uma iniciativa do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, com o apoio da Edições Novembro, o evento terá lugar no Centro de Convenções de Talatona.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD