Ligar-se a nós

Politica

João Lourenço convida empresários sul-africanos a investirem em Angola

Publicado

em

O Chefe de Estado angolano, que cumpre o primeiro dia de trabalho em Pretória, falava, durante conferência de imprensa, no Fórum de Negócios que acontece na África do Sul.

Segundo João Lourenço, a “África do Sul é um país que não tem grandes cursos de água, mas tem uma agricultura bastante desenvolvida”, por isso, pretende receber uma experiência sul-africana neste domínio, uma vez que se tem debatido muito sobre a segurança alimentar.

“Convidamos os investidores sul-africanos deste ramo a investir em Angola, temos terras disponíveis, águas disponíveis e muita vontade de ver o investimento privado sul-africano a entrar no solo angolano em todos os domínios mais em particular na agricultura”, defendeu.

Outros sectores que mereceram destaque durante o discurso do estadista angolano foram da Educação e Ensino Superior. O presidente afirmou ser de interesse comum, no sentido de desenvolver e melhorar as relações, uma vez que as universidades sul-africanas encontram-se nas melhores posições no ranking das melhores universidades a nível continental e mundial, por isso, assegurou uma cooperação com vista a desenvolver a tecnologia e a ciência.

“Identificamos os sectores da Educação e Ensino Superior como de interesse comum a ser investido. A África do Sul tem universidades que estão colocadas nas melhores posições do ranking das melhores, quer do continente, quer do mundo, nalguns casos. Por esta razão a cooperação no Ensino Superior, na Ciência e Tecnologia é uma das áreas por nós identificadas”, declarou.

O estadista angolano falou também da cooperação nos sectores da Defesa e Segurança. A nível do continente, a África do Sul tem uma indústria desenvolvida, por esta razão, gostaria que Angola beneficiasse destas valências adquiridas pela indústria de defesa sul-africana.

Sobre a indústria de automóvel, João Lourenço considera ser um tema novo para as autoridades sul-africanas, no entanto, convidou linhas automóveis sul-africanas a investirem em Angola em linhas de montagem com as marcas existentes na África do Sul, expandido para África Central.

João Lourenço revelou que as áreas de interesse identificadas para investimentos e cooperação são maiores e que não seria possível fazer menção de todas, mas assegurou ter destacado as principais.

O Presidente angolano encontra-se neste momento em Pretória, África do Sul, onde cumpre uma visita de estado de dois dias, a convite do Cyril Ramaphosa, com o objetivo de reforçar a cooperação entre os dois países.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD