Mundo
Japão: explosão de Bomba da II Guerra Mundial colapsa pista de aeroporto 79 anos depois
Uma bomba da II Guerra Mundial explodiu, às 8h horas, desta quarta-feira, no Aeroporto do Japão, colapsando a pista do aeródromo e causando o cancelamento de vários voos.
Passados exactos 79 anos desde o fim da II Guerra Mundial, o Aeroporto de Miyazaki, no Japão registou a explosão de uma bomba, o que causou o cancelamento de vários voos, entre domésticos, regionais e internacionais.
A explosão, captada por uma câmara de vídeo-vigilância, não causou qualquer ferimentos.
Trata-se de uma bomba norte-americana, que se encontrava enterrada no solo do aeroporto, tal como faz saber a Associated Press, que notícia a ocorrência.
A explosão da bomba, com cerca de 227 quilogramas, causou uma cratera com cerca de sete metros de diâmetro e um metro de profundidade.
As autoridades japonesas garantiram estar a investigar o motivo pelo qual a bomba explodiu agora, 79 anos depois do fim da II Guerra Mundial.
De acordo com o site Notícias ao Minuto, o aeroporto em causa foi construído em 1943, num espaço antes pertencente ao campo de treino de voo para a Marinha Imperial Japonesa, de onde alguns pilotos kamikaze, partiam em missões suicidas.
O Ministério da Defesa nipónico fez saber em comunicado, que algumas bombas por explodir, deixadas pelos Estados Unidos, estão enterradas na zona, o que poderá ocorrer em todo o país, havendo vários registos de bombas retiradas em locais de construção.
