Mundo
Israel pede potências europeias que reactivem sanções contra Irão
O Governo israelita pediu às potências europeias envolvidas nas negociações sobre o nuclear com o Irão, tais como a Alemanha, França e Reino Unido, que reactivem as sanções contra aquela república islâmica, por incumprimento das suas obrigações estabelecidas em acordo.
O ministro israelita dos Negócios Estrangeiros, Gideon Saar, fez este pedido ao ministro alemão do Interior, Alexander Dobrindt, que está de visita a Israel para examinar em primeira mão os locais atingidos por mísseis iranianos durante o último conflito entre os dois países.
Saar pediu ao ministro alemão que ative a chamada cláusula “snapback”, segundo a qual o chamado grupo E3 de países europeus pode retomar as sanções suspensas durante as negociações com o Irão.
“O sistema internacional tem agora o dever de tomar medidas concretas contra o programa nuclear iraniano, face aos ataques do regime iraniano à Agência Internacional de Energia Atómica e ao anúncio de que deixará de cooperar com a mesma”, disse Saar, referindo-se à agência nuclear da ONU, que o Irão acusa de ter alimentado o conflito com as suas declarações ambíguas sobre a situação do programa iraniano.
A 13 de Junho, Israel lançou um ataque contra o território iraniano, partindo do princípio de que a república islâmica estava prestes a fabricar uma arma nuclear, uma alegação negada muitas vezes pelo Governo iraniano, que lançou um duro contra-ataque contra o solo israelita.