Mundo
Israel ordena anexação de áreas em Gaza até libertação dos reféns
Em Israel, o ministro da Defesa, ordenou nesta sexta-feira, 21, ao exército a tomada de mais territórios na Faixa de Gaza para serem anexados a Israel até que o Hamas liberte todos os reféns.
Israel Katz afirmou num comunicado divulgado pelo ministério e citado pela imprensa internacional que quanto mais o Hamas mantiver a sua recusa, mais território perderá, que será anexado a Israel”.
Disse ainda que que as tropas devem retirar as populações palestinianas das áreas adicionais ocupadas para expandir as zonas de segurança e, assim, “proteger as comunidades israelitas e os soldados israelitas através do controlo israelita permanente do território”.
De acordo com o ministro da Defesa, Israel “vai intensificar os combates com ataques aéreos, marítimos e terrestres, expandindo as manobras terrestres”, até que os 59 reféns ainda em Gaza sejam libertados “e o Hamas seja derrotado”.
Pelo menos até agora, Israel ordenou a evacuação dos bairros orientais da cidade de Khan Younis, no sul de Gaza, e da cidade vizinha de Beni Suheila.
As forças israelitas também ocuparam parcialmente o corredor de Netzarim para separar o norte e o sul de Gaza, e apelaram à população do norte para se retirar para o sul pela estrada costeira de Rashid.
