Sociedade
Interligação entre regiões centro e sul vai permitir poupar 140 milhões de litros de diesel, diz João Baptista Borges
A primeira interligação entre regiões centro e sul do país, actualmente em construção, com conclusão prevista para ainda este ano, por via da edificação da linha de transporte de energia Gove-Matala, permitirá poupar um consumo anual de cerca de 140 milhões de litros de diesel.
A afirmação é do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, aquando do seu discurso de abertura nesta quinta-feira, 04, no 14º Conselho Consultivo do Ministério da Energia e Águas, que decorre no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), na província do Huambo, sob lema “meio século a garantir vida, energia e esperança”.
De acordo com o governante, esta linha aumentará significativamente a disponibilidade energética nas províncias da Huíla e do Namibe.
O ministro sinalizou igualmente que outras interligações importantes estão em fase de implementação, com o objectivo de integrar as províncias do leste do país e as do Cunene, Cuando e Cubango, assim como a de Cabinda.
“Estamos obrigados a trabalhar mais, com a contribuição de todas as forças vivas do sector e outras instituições relevantes do Estado, para vermos alcançados os níveis de electrificação almejados e que concorrem para melhorar os indicadores do desenvolvimento humano” referenciou.