Sociedade
Instituto Politécnico Lueji A’Nkonde será um centro de conhecimento e soluções, diz Diamantino Azevedo
Foi inaugurado nesta sexta-feira, 15, em Saurimo, Lunda Sul, o Instituto Politécnico Lueji A’Nkonde. Ao discursar na cerimónia de inauguração, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, frisou que “será um centro dinamizador de conhecimento, incubador de ideias, soluções e investigação científica”.
“A educação superior, em particular os campos aplicados aos recursos minerais e às tecnologias associadas é um investimento de grande valor para a nossa nação”, disse.
O Ministro referiu ainda, que o Instituto Politécnico Lueji A’Nkonde, encontra-se localizado num ecossistema ao desenvolvimento de um ensino com uma componente laboral e prática diferenciada devido à existência de laboratórios do Instituto Geológico de Angola, da Endiama e de empresas diamantíferas.
“Formar técnicos especializados corresponde preparar Angola para uma gestão sustentável dos seus recursos com foco numa economia mais diversificada e resiliente”, avançou.
O Instituto Politécnico Lueji A’Nkonde, comporta uma área de intervenção de cerca de 94.426 m². O novo campus tem capacidade para 5.418 estudantes em três turnos.
Tem disponível 57 salas de aulas, onze laboratórios especializados (anatomia, química, física, informática, mineralogia, entre outros), auditório com 320 lugares, biblioteca moderna, laboratório virtual multidisciplinar, entre outras valências, num ambiente concebido para promover uma aprendizagem inovadora, alinhada com as exigências do mercado e os desafios da transformação tecnológica.