Ligar-se a nós

Diversos

Inaugurado em Luanda Centro de Perfuração, Completação e Controlo de Poço

Publicado

em

O país conta desde esta sexta-feira, 11, com o primeiro Centro de Perfuração, Completação e Controlo de Poço, certificado por empresas internacionais do sector petrolífero.

Até então, os especialistas desta área eram formados no estrangeiro, facto que obrigava o país a gastar milhares de dólares dos cofres do Estado.

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, garantiu que o centro desempenhará tarefas de grande importância para o sector.

“As qualificações e formação que eram feitas no exterior, temos agora capacidade para ser feita em Angola, porque o centro tem as certificações que existem no mundo para este tipo de formação, tem formadores angolanos com todas as valências, portanto, a mais valia é que a partir de agora temos condições para fazer em Angola com a mesma qualidade que é feita no exterior. O centro existe e tem a certificação e agora eles vão ter que lutar para se inserir no mercado, não podemos fazer tudo só com base na legislação, é bom que o centro tem que melhorar a sua performance, tem que captar o interesse das empresas para que eles passem a usar o centro”, disse.

O centro foi lançado pelo Instituto Nacional de Petróleos (INP) e tem capacidade para formar, anualmente, até 800 especialistas nos diferentes níveis da International Well Control Forum (IWCF) e da International Association of Drilling Contractors (IADC).

Teresa Dias, Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, reiterou que o centro irá contribuir para o aumento da empregabilidade no país

“Temos vários sinais do apoio a nível deste sector no domínio do fomento e a empregabilidade, a Sonangol tem estado na base da construção de um SINFOTEC de Cabinda, um SINFOTEC, é um centro integrado de tecnologias, já o fizemos recentemente, já o fizemos recentemente para efeitos de equiparação ao centro do Huambo, portanto, nós a nível do sector, temos trabalhado de forma bastante próxima com o Ministério de Petróleo, Energia e Gás e continuamos neste propósito”, assegurou.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD