Sociedade
INACOM diz que não haverá aumento dos preços dos serviços de comunicações

O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) desmentiu esta segunda-feira, 7, por meio de um comunicado oficial chegado ao Correio da Kianda, as informações que circulam nas redes sociais e em plataformas digitais, dando conta de um suposto aumento dos preços dos serviços de comunicações electrónicas no país, durante o ano de 2025.
De acordo com o regulador, não foi autorizado qualquer ajuste de preços neste ano, classificando os conteúdos em circulação como “falsos e descontextualizados”.
Segundo o esclarecimento tornado público, os boatos resultam da utilização indevida de recortes de notícias autênticas, mas referentes ao ano de 2024, apresentadas como se fossem actuais, com o intuito de manipular a percepção pública e criar alarme junto dos consumidores.
“As informações partilhadas têm como único objectivo desinformar, manipular a população e criar instabilidade na percepção pública sobre a gestão do sector das comunicações”, refere o documento.
O INACOM garantiu que continua atento à evolução do mercado, assegurando que os interesses dos consumidores serão sempre protegidos, em conformidade com os princípios da transparência, legalidade e interesse público.
No mesmo comunicado, o Instituto apela à população para que confie apenas em fontes oficiais e evite a disseminação de informações não verificadas, de forma a preservar a confiança nos serviços de comunicações.
“Reafirmamos que, até à presente data, não foi autorizado qualquer aumento de preços dos serviços de comunicações em 2025”, conclui o regulador.