Politica
Higino Carneiro explica motivos por detrás da intensão de candidatar-se à liderança do MPLA
O general Higino Carneiro quebrou o silêncio anunciando esta terça-feira, 08, por intermédio de um vídeo partilhado na sua rede social, que decidiu formalizar a sua candidatura à Comissão de Candidaturas, que será constituída à luz da convocação do IX Congresso Ordinário do MPLA.
Higino Carneiro, que citou as declarações dadas a00o Correio da Kianda há um ano sobre a pretensão de se candidatar, afirmou ainda que a sua decisão, por respeito ao líder do MPLA e ao passado comum, foi-lhe comunicada na presença de membros da Direcção do Partido, e que retende caminhar neste percurso que conduzirá ao IX Congresso Ordinário do MPLA, em 2026, tendo sempre presente o papel e o legado dos fundadores do partido.
O político disse que a sua decisão tem como objectivo tornar o MPLA mais plural, inclusivo e no fiel provedor das causas mais nobres a favor de cada angolano sem distinção, pois sempre considerou o que o partido é uma verdadeira personificação da Causa Nacional, e que o seu papel está intrinsecamente ligado à história resiliente de Angola.
Higino Carneiro disse considerar que para o MPLA, o bom militante deve saber conviver na diversidade, respeitando as opiniões e as escolhas, pois a concorrência é salutar para a vitalidade da nossa democracia, afirmando ainda que é necessário que o MPLA mantenha a sua condição de partido do diálogo, como sempre foi.
O general termina, afirmando que a sua decisão não se fundamenta em ambições pessoais, perseguições ou ressentimentos, acrescentando que a sua futura candidatura é uma convocação à unidade, ao reencontro e à fé nos princípios que nos trouxeram até aqui.
Sobre o assunto, o politólogo João Mateus disse que este passo representa um suposto apoio tanto de militantes de base, bem como de membros de proa do partido dos camaradas, daí esta manifestação pública.
Já o politólogo Adálio Pereira antevê tensão interna depois desta intensão manifestada publicamente.