Ligar-se a nós

Economia

Habitações em quatro centralidades do país a venda no valor de quase 30 milhões de kwanzas

Publicado

em

O governo angolano, através do Ministério das Finanças, anunciou, esta terça-feira, 19, uma nova tabela para venda de imóveis em quatro centralidades situadas nas províncias do Cuanza Norte, Malanje, Zaire e Lunda Sul, aos valores que rondam entre os 27,6 e os 29,6 milhões de kwanzas.

Trata-se das habitações nas centralidades do Cazengo (Cuanza Norte), Carreira de Tiro (Malanje), Mbanza Kongo (Zaire) e General Txizainga (Lunda Sul), cuja tabela de preço para a aquisição na modalidade de propriedade resolúvel, foi publicada em Decreto Executivo Conjunto n.º 11/25, de 14 de Agosto, assinado pelos Ministérios das Finanças e das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.

Segundo o diploma, os contratos celebrados a partir da sua publicação passam a beneficiar de condições de pagamento em regime de propriedade resolúvel, com prazos de até 30 anos (360 prestações) e uma taxa de juro anual de 3%.

Os preços das referidas habitações variam em função da tipologia e da localização dos imóveis. No Cazengo, Carreira de Tiro e Mbanza Kongo, os apartamentos T3 estão avaliados em 27,6 milhões de kwanzas, com uma prestação mensal de 115.761 kwanzas.

Nas quatro centralidades, o valor global das habitações varia entre 28,6 e 29,6 milhões de kwanzas, com prestações mensais que oscilam entre 119.955 e 124.149 kwanzas.

O diploma sublinha que a habitação é um direito fundamental consagrado na Constituição da República de Angola, cabendo ao Estado criar mecanismos que garantam acesso condigno e a preços acessíveis para os cidadãos.

Por fim, o documento revoga toda a legislação anterior que contrarie as disposições agora aprovadas e estabelece que eventuais dúvidas ou omissões sejam resolvidas por despacho conjunto dos dois ministérios.

Num outro Decreto Executivo Conjunto n.º 12/25, de 14 de Agosto, o Governo determina que os apartamentos T3 das centralidades do Cazengo (Cuanza-Norte), Carreira de Tiro (Malanje), Mbanza Kongo (Zaire) e General Txizainga (Lunda-Sul) serão arrendados pelo valor mensal de 20.630 kwanzas.

O valor do arrendamento é uniforme para as quatro centralidades e aplica-se apenas a contratos celebrados a partir da publicação do diploma, estando sujeito a actualização nos termos da Lei do Arrendamento Urbano.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD