Politica
Guterres elogia liderança angolana da União Africana: “foi uma presidência extremamente eficaz”
“Foi uma presidência extremamente eficaz da União Africana”.
O secretário-geral das Nações Unidas usou as palavras acima para descrever a Presidência angolana da União Africana, cujo mandato encerra este fim-de-semana.
António Guterres falou à imprensa ao final de uma audiência que manteve com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, à margem da 39.ª Conferência Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorre em Adis Abeba.
Há um ano, Angola assumiu a presidência da União Africana durante a 38ª sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da UA.
Sob o lema “Infra-estruturas e Capital Humano, Principais Factores de Desenvolvimento Integral de África” e “Justiça para os Africanos e os Afrodescendentes por meio de Indemnizações”, a liderança de João Lourenço na organização teve como principais bases o reforço da paz e segurança, mobilização de recursos para infra-estruturas e a atracção de investimentos internacionais para a Agenda 2063, com destaque para o projecto do Corredor do Lobito.
A candidatura do país foi endossada, de forma unânime, pela Decisão 28 da 43ª Sessão Ordinária da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada no dia 17 de Agosto de 2023, em Luanda, ratificando, assim, a recomendação da 25ª reunião do Comité Ministerial do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança desta mesma organização sub-regional, ocorrida em Julho desse ano, em Windhoek, República da Namíbia.
