Ligar-se a nós

Sociedade

Grupos que disputam acesso aos poços de água garantem paz entre as comunidades

Publicado

em

As garantias foram dadas ao governador em exercício do Namibe, Abel Capitango, quando se reuniu, em separado, esta sexta-feira, com os dois grupos étnicos que vivem confrontos disputando acesso à água nos poço do Molovei, conforme vem noticiando o Correio da Kianda.

O governador em exercício do Namibe, depois de testemunhar o funeral das vítimas de conflitos, prestou apoio às famílias das vítimas e de seguida, manteve encontros separados com os dois subgrupos étnicos, que há vários anos disputam pela propriedade privada de poços de água nas duas localidades, principalmente à represa do Mulovei.

“Nós estamos aqui justamente para vos ouvir e vamos deixar que os problemas da justiça, a justiça trata. Os problemas da lei, a lei trata. Os problemas da polícia, a polícia trata. Para permitir que todo o cidadão, no seu quimbo, na sua casa, possa viver com segurança”, disse o Abel Capitango.

Para o regedor das Cacimbas, Alfredo Camonga, os demais membros da sua etnia estão conscientes que é necessário a partilha da represa do Molovei para o aberramento do gado.

“Nós vamos rezar só a forma, se entender bem, sem combate para podermos viver bem”.

O jovem Mobindua, que falava ao canal público de televisão, assegurou que nas conversas que mantém com outros membros da sua comunidade as desavenças ficaram para trás, tendo acrescentado que agora o importante é a união para a salvaguarda do seu principal activo económico.

“Fomos sensibilizados e nos obedecemos. E assim, provando-nos também com essa sensibilização que está se fazendo, estaremos abertos para poder obedecer tudo o que o Estado vem dizer”, afirmou.

Foram identificadas 43 pequenas barragens, das quais 16 estão distribuídas, entre Camucu e a localidade de Molovei.

As autoridades do Namibe garantiram o reforçar das acções de sensibilização para que as comunidades regressem às suas zonas de origem, numa altura em que o governo da província continua a criar condições para a reabertura de mais represas.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD