Economia
Governo vai construir nova linha de energia entre Malanje e Xá Muteba com financeiramento estrangeiro
Uma nova linha de transporte de energia de 400 quilovolts (KV) vai ligar as subestações de Malanje e Xá Muteba, no âmbito de um projecto estratégico do Governo angolano para reforçar a rede eléctrica nacional e melhorar a estabilidade do fornecimento de energia nas regiões centro e nordeste do país.
De acordo com o Despacho Presidencial n.º 262/25, publicado esta segunda-feira, 13, no Diário da República, a construção da linha será financiada através de um acordo entre o Governo de Angola, representado pelo Ministério das Finanças, e o Standard Chartered Bank, em parceria com outras instituições financeiras internacionais.
O investimento total é de 351,9 milhões de euros, cobrindo 85% do valor do contrato comercial e 100% do prémio de seguro da Agência de Crédito à Exportação da Suíça (SERV). O projecto inclui ainda a construção das subestações de Malanje (400/110 KV) e Xá Muteba (400/220 KV), além da ampliação da subestação de Malembo (60/30 KV).
O Presidente da República, João Lourenço, autorizou igualmente um segundo acordo de 59,3 milhões de euros para garantir o pagamento inicial e a taxa de mitigação de risco, assegurando o arranque imediato das obras.
A Ministra das Finanças recebeu poderes delegados para negociar e assinar os contratos de financiamento em nome da República de Angola.
De acordo com especialistas do sector energético, a nova linha vai reduzir custos de produção, diminuir a dependência de centrais térmicas e abrir novas oportunidades industriais e agrícolas nas províncias abrangidas, reforçando o crescimento económico e a integração do sistema eléctrico nacional.