Sociedade
Governo disponibiliza mais de 55 milhões de kwanzas para financiar investigação científica em Angola
Os pesquisadores angolanos, afectos à instituições de ensino superior e à centros de investigação científica, têm cerca de um mês para remeter as suas candidaturas para concorrer a financiamento do Estado.
O valor de cada projecto de investigação tem o limite máximo de 55.078.658.32 (cinquenta e cinco milhões, setenta e oito mil, seiscentos e cinquenta e oito kwanzas e trinta e dois cêntimos) e deve durar um ano.
Segundo o edital do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), o referido financiamento de fomento institucional tem como objectivo a promoção do reforço da capacidade científica em instituições de ensino superior e investigação científica e desenvolvimento, visando o fortalecimento do sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Esse reforço, lê-se no documento a que o Correio da Kianda teve acesso, vai aumentar o potencial técnico ou organizacional das instituições concorrentes, quer sejam privadas ou estatais.
As candidaturas devem ser submetidas no prazo de 11 de Agosto a 24 de Setembro de 2025, através da proposta a ser submetidas pelo chefe ou director do laboratório, centro ou Instituto de investigação, com a acta de aprovação pelo Conselho científico da instituição com o visto do gestor máximo em PDF no portal https://FUNDECIT.ao/
