Sociedade
Governo desmente PCA da RNA e diz que não recebeu proposta de aumento salarial para jornalistas

O Governo, por intermédio do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), tornou público que não recebeu do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTCS), nem dos Conselhos de Administrações dos Órgãos Públicos que integram a Comissão Negocial, qualquer proposta sobre aumento salarial de 58% para os jornalistas da imprensa pública.
Esta comunicação desmente as informações avançadas recentemente pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da RNA, Pedro Neto, que confirmou que após a última ronda negocial, os órgãos públicos elaboraram um memorando com os detalhes do estudo, que já foi remetido ao Governo.
Em declarações à imprensa esta quarta-feira, 02, o também porta-voz da Comissão Negocial, Pedro Neto sublinhou que “se trata apenas de uma proposta que foi remetida ao Governo para avaliação e decisão final”.
Entretanto, a ministra do MAPTSS afirmou que “a questão salarial é um assunto muito sério e que desconhece qualquer proposta para aumento salarial dos jornalistas dos órgãos públicos”.
Teresa Dias disse que “falou com o seu homólogo do MINTTICS, que lhe afirmou que também não recebeu qualquer proposta sobre o assunto”.
Já o porta-voz do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), André Mussamo, disse esta sexta-feira, 04, à Rádio Correio da Kianda, ser importante recordar que o caderno reivindicativo é composto por 14 pontos, e afirma que foi a Comissão Negocial dos Órgãos Públicos quem apresentou a contraproposta que contrariou a pretensão de aumento na ordem dos 100% para 58% acordado em acta pelas partes.
André Mussamo garante que o Sindicato dos Jornalistas tem a acta onde está acordado o aumento a partir do próximo mês de Agosto, e não descarta possibilidade de os jornalistas partirem para greve caso o acordado não seja cumprido nos prazos.