África
Frelimo pode ser anunciada hoje como vencedora das eleições em Moçambique
A Frelimo, o partido no poder desde 1975, pode ser anunciada esta quinta-feira, 24, como a vencedora das eleições gerais de 09 de Outubro, em Moçambique.
A previsão é de Romeu Carlos, jornalista moçambicano em declarações à Rádio Correio da Kianda. Segundo o profissional de informação, a Frelimo poderá ter 195 deputados, Podemos, em segundo lugar, com 30 acentos, e Renamo, maior partido da oposição até ao momento, contará apenas com 20 representantes no parlamento moçambicano.
Os resultados serão anunciados essa tarde pela Comissão Nacional de Eleições e depois proclamados pelo Conselho Constitucional.
Esta quinta-feira é também de greve geral e manifestação pacífica convocada pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane por alegada fraude eleitoral.
Romeu Carlos descreveu que Maputo e outras cidades acordaram com uma relativa calma.
De acordo com o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, o anúncio dos resultados eleitorais da votação, que incluíram as sétimas presidenciais – às quais já não concorreu o actual chefe de Estado, Filipe Nyusi, em simultâneo com legislativas e para assembleias e governadores provinciais, será feito a partir das 15:30 locais (14:30 em Luanda), no Centro Internacional de Congressos Joaquim Chissano, em Maputo.
A CNE tinha até 15 dias para anunciar os resultados oficiais da votação de 09 de Outubro, cabendo depois ao Conselho Constitucional a proclamação dos resultados, após concluir a análise, também, de eventuais recursos, mas sem prazo definido para esse efeito.
O candidato presidencial Venâncio Mondlane convocou dois dias de paralisação e manifestação “pacífica” nacional em Moçambique a partir de hoje.
