Desporto
Franc Artiga quer transformar o Petro no “Barcelona de África”

O novo treinador do Petro de Luanda, Franc Artiga, manifestou a ambição de construir uma equipa com identidade própria, inspirada na escola do futebol ofensivo do Barcelona, onde se formou como técnico.
Em declarações ao jornal espanhol Diário Sport, o espanhol de 48 anos revelou que o seu grande objetivo é conquistar a Liga dos Campeões Africanos com os tricolores e fazê-lo com um ADN de posse, pressão alta e criatividade.
“Quero ganhar a Liga dos Campeões da África e fazê-lo ao estilo do Barça”, declarou o técnico, que já conduz os trabalhos de pré-época em Portugal.
Artiga sublinhou que foi justamente o perfil táctico do Petro que o atraiu para o projeto:
“Eles jogam há uma década com um estilo de jogo que se mantém das bases ao plantel principal, muito semelhante ao do Barça. Por isso fui procurado encaixo nesse estilo.”
Ex-treinador das camadas jovens do FC Barcelona, Franc Artiga foi oficializado no comando técnico dos campeões nacionais no passado dia 23 de junho.
Com um discurso alinhado à modernização táctica do futebol africano, ele promete um Petro com identidade europeia, mas alma angolana.