África
Forças armadas do Níger matam líder do Boko Haram
O exército do Níger afirma ter matado um líder de longa data do grupo militante islâmico Boko Haram, conhecido por “Bakoura”.
O assassinato de acordo com uma fonte do Exército citado pela AFP, ocorreu na ilha de Shilawa, no sudeste do Níger, no passado dia 15 de agosto.
“Um avião de combate da Força Aérea lançou três ataques direcionados e sucessivos contra as posições que Bakoura costumava ocupar em Shilawa” sinaliza a fonte.
De acordo com um anúncio do exército esta quinta-feira, 21, o seu nome verdadeiro é Ibrahim Mahamadou, e foi líder do Boko Haram desde 2021.
Originário da Nigéria, Mahamadou se juntou ao Boko Haram há 13 anos e assumiu o grupo após a morte do ex-líder, Aboubacar Shekau.
Informações apontam que estava na casa dos quarenta anos quando foi morto no início da manhã perto da bacia do Lago Chade, localizada nas fronteiras do Níger, Nigéria, Chade e Camarões, de acordo com o exército nigeriano. A alegação não pôde ser verificada de forma independente.
A África Ocidental tem visto um aumento nos ataques do Boko Haram desde o início do ano, já que o grupo jihadista lançou inúmeras incursões em bases militares, sabotou estradas e atacou comunidades civis.