Ligar-se a nós

Mundo

Fim do acordo nuclear entre EUA e Rússia ameaça segurança global, diz especialista

Publicado

em

O especialista em relações internacionais, Adalberto Malú, disse à Rádio Correio da Kianda que o fim do acordo nuclear “Novo START”, entre os Estados Unidos e a Rússia, que terminou esta quinta-feira, “é um sinal político pesado”, pois traduz-se na falta de confiança sobre o uso de armas entre os dois países.

Com o fim do acordo, as duas potências mundiais podem usar arsenal sem limites legais ao uso de armas nucleares pela primeira vez desde a Guerra Fria.

Para Adalberto Malú, a ausência de regras periga a segurança global, gerando incertezas que podem acelerar corridas armamentistas.

O internacionalista prevê menos transparência e previsibilidade no tratamento dos assuntos envolvendo armas nucleares.

Adalberto Malú disse ainda que o fim do acordo nuclear “entre os Estados Unidos e a Rússia, poderá motivar aquilo a que chamou de “efeito dominó geopolítico”, com as potências regionais a pautarem pela mesma conduta.

O mesmo avançou que este facto afasta perigosamente a cultura de contenção global.

Sobre o mesmo assunto, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que o fim do Tratado Novo START representa um momento grave para a paz e a segurança internacionais e alertou a Rússia e os Estados Unidos a negociarem sem demora um novo acordo sobre o controle de armas nucleares.

Entretanto, Moscovo disse não estar vinculada a qualquer acordo, mas promete agir com ponderação. ONU alerta para riscos à segurança.

O Novo START, que expirou à meia-noite de quarta-feira, limitava o número de ogivas nucleares estratégicas que os Estados Unidos e a Rússia podem implantar, bem como o número de mísseis e bombardeiros terrestres e submarinos capazes de lançá-las.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD