Lifestyle
Fazedores de teatro defendem políticas para impulsionar o sector
Os fazedores de teatro apelaram à construção de mais espaços para a promoção das artes cénicas, após 50 anos de Independência Nacional.
A actriz e jornalista Solange Feijó disse que após meio século de Independência, o país precisa de mais espaços para elevação do teatro e da cultura em geral.
As declarações foram feitas, no quadro da 6ª edição do Festival Tchole, que decorreu no Luena, no Moxico, inserido nas celebrações dos 50 anos das festividades do Dia da Dipanda.
Solange Feijó disse ainda que os poucos espaços cinematográficos construídos no país, atendendo que a gestão destas infra-estruturas é feita por entidades privadas, têm dificultado o exercício da actividade, principalmente do teatro.
A actriz defendeu também, a integração da Associação Nacional do Teatro (AAT) nas unidades orçamentadas do Ministério da Cultura e Turismo, a fim de garantir apoio aos grupos teatrais.
Por sua vez, o actor Quim Frasano “Xico Xico”, já com 31 anos de carreira, falou da criação de políticas para a sustentabilidade económica dos artistas no país.
Acrescentou que a população angolana despertou para o teatro, uma realidade que necessita de ser acompanhada com a instrução da juventude e aposta na construção de infra-estruturas.
