Ligar-se a nós

Desporto

FAF sente mão pesada da FIFA devido a reclamação da dívida do atleta “Kibeixa”

Publicado

em

Dezasseis (16) milhões 587 mil kwanzas é o montante que a Federação Angolana de Futebol vai pagar à FIFA, por ser considerada culpada, no julgamento do conflito entre o atleta Pedro Victor Mingas “Kibeixa” e o Kabuscorp do Palanca.

Em causa, está uma reclamação da dívida de 188 mil dólares norte-americanos apresentada pelo atleta angolano, resultante do passivo com salários e prémios de jogo em atraso, face à relação laboral que manteve com o emblema da Rua F do Palanca, nas épocas de 2012 a 2015, antes de rumar ao Interclube, no ano seguinte.

Segundo o documento do órgão que tutela o desporto-rei no mundo, à FAF é atribuída a responsabilidade de não ter feito cumprir a decisão tomada pelo Conselho de Disciplina deste mesmo órgão, de 7 de Outubro de 2021.

A FIFA considera que a Federação angolana da modalidade negligenciou o veredicto ditado pelo Conselho de Disciplina, que condenou o Kabuscorp, ao cumprimento cabal da responsabilidade que sobre si recai, estabelecendo prazo-limite para amortização da dívida, estando sujeito a não inscrição de novos contratos, no caso de desobediência.

Mediante o exposto, o organismo que supervisiona o futebol no globo, concedeu 30 dias à FAF, no intuito de corrigir o erro. Findo o prazo, a FIFA vai descontar 20 por cento na próxima parcela do FIFA Forward, à favor do jogador. E se ainda assim a FAF resistir à orientação superior, a mesma percentagem será deduzida novamente do fundo vindo da instância máxima da modalidade no mundo.

Por último, segundo o documento consultado por este jornal, na eventualidade da Federação Angolana de Futebol apresentar-se irredutível à medida, o assunto será levado ao Comité de Disciplina da FIFA, onde será tratado, antevendo duras sanções ao órgão reitor nacional.

Kibeixa representou o Kabuscorp nas épocas 2012 a 2015, onde foi campeão um ano depois da sua chegada à colectividade palanquina. Depois rumou ao Interclube. No formação da Polícia Nacional, o médio angolano disputou sete jogos, antes de rumar para o Progresso Associação Sambizanga.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: FAF sente mão pesada da FIFA devido a reclamação da dívida do atleta “Kibeixa” - falabwe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD