Economia
Executivo deve investir mais na diversificação da economia para estimular investidores, diz especialista
O preço do barril de petróleo Brent para entrega em Setembro terminou nesta quarta-feira, 09, no mercado de futuros de Londres com uma subida de 0,06%, para os 70,19 dólares.
O Brent manteve-se praticamente estável e acima da barreira dos 70 dólares por barril, o seu nível mais elevado em duas semanas, enquanto os investidores analisam a incerteza em torno dos planos tarifários dos EUA e o recente aumento de produção anunciado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+) para Agosto, muito superior ao esperado.
O economista Pedro Cajama considerou de uma notícia animadora para o Executivo angolano, por ter estimado 70 dólares por barril de petróleo, no OGE 2025, estando em 70,19 é salutar, mas alerta que o preço pode sofrer alteração em função dos conflitos no leste da Europa, entre a Rússia e Ucrânia, bem como a guerra no médio oriente, sem descurar a guerra comercial EUA-China, não garante certeza sobre a estabilidade do preço do ouro negro.
Cajama, apelou o Executivo a criar programas exequíveis para a diversificação da economia por entender que a política monetária que visa controlar a inflação e torna o crédito torna-se mais caro, ao invés de estimular o investimento acaba por contrair.
Vale lembrar que, o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na segunda-feira que iria prolongar o prazo para o encerramento das negociações comerciais, inicialmente previsto para esta quarta-feira, até 01 de Agosto do ano em curso, uma vez que os acordos com parceiros-chave, como a União Europeia, entre outros, ainda não estão finalizados.
